segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dicionario da moda ( LETRA C)

LETRA C

Caftan
Traje amplo e comprido, derivado da toga, com mangas longas e, às vezes, com bordados em volta da gola. Tradicionalmente usado em países do leste do Mediter-râneo, fez sua aparição na moda feminina em 1967.

Cala
Abertura que se dá pela subida e descida dos fios de urdume, através dos quadros de liços por onde passa o fio de trama.

Calado
Expressão usada para referir-se às peças de tricô, quando se descreve o acabamento sem costura (sem emenda), na qual a peça sai praticamente pronta da máquina.

Calça pijama
Calça larga, reta, com passante na cintura. Criada na Índia, aproximadamente em 1880, foi originalmente desenhada como roupa para dormir, passando em seguida a ser utilizada em casa e nas ruas.

Calandrado
Acabamento mecânico, associado a agentes químicos, no qual o tecido passa por um processo de pressão e calor entre dois cilindros, obtendo brilho e compactação.

Calça baggy
Calça de corte amplo nos quadris, cujas pernas vão se afunilando e se ajustam à altura dos tornozelos.

Calça capri
Calça razoavelmente folgada que se afunilava até o meio da canela e que se tornou traje elegante de verão, durante a década de 50. Recebeu o nome em homenagem à ilha de Capri, na Itália.

Calça cargo
Modelo baseado nos estilos dos uniformes de serviço e utilitários. Com base em modelagens amplas e confortáveis, dá um efeito de roupa casual. Utility; carpenter.

Calça cigarrete
Modelagem da calça justinha e estreita, usada pelos ingleses nos anos 50. Foi um best-seller entre as mulheres nos anos 60, que a usavam com sapatilhas e suéteres.

Calça Saint-Tropez
Calça comprida, de cintura abaixo do umbigo, usada na década de 60 e reeditada no fim da década de 90.

Calças para montaria
Calças com corte muito largo nos quadris e apertados do joelho até o tornozelo, usadas por homens e mulheres para montar a cavalo. Também conhecido como culote, breeches (em inglês)

Cambraia
Tecido fino, leve e transparente, de algodão ou linho. Produzido por tecelagem plana, recebe um tratamento de goma.

Camisa de lenhador
Camisa grossa, xadrez, abotoada na frente, usada por lenhadores do Canadá. Também conhecida como lumberjack.

Camisa esporte
Camisa de corte generoso com bolsos no peito e mangas largas chegando quase ao cotovelo. É abotoada na frente e confeccionada tanto em tecidos baratos quanto em tecidos de luxo.

Camisa guayabera
Camisa retangular em tecido leve, geralmente algodão, com mangas curtas e quatro bolsos, com ou sem estampas. Possui pregas na frente e atrás, que vão do ombro às dobras da camisa, e botões brancos perolados. Cópia das camisas usadas pelos homens de negócios em Cuba, antes do governo de Fidel Castro

Camisa havaiana
Camisa masculina larga, estampada com frutas, flores, aves exóticas e dançarinas, em cores fortes. Confeccionadas em tecidos leves de algodão, viscose e linho, e muito apreciadas por surfistas.

Camisa pólo
Camisa de manga curta, em malha de algodão, com um pequeno emblema, três botões e gola. Apareceu na Inglaterra com a prática do Pólo em 1869, sendo atualmente uma das peças mais importantes do sportswear, podendo ser utilizada até com paletó esporte, em ocasiões menos formais.

Camisa rancheira
Camisa de gola com pontas longas, utilizada, às vezes, com um lenço como acessório ou fechada com prendedores. Originalmente usada no Oeste americano, pode ter pregas em V atrás e na frente, assim como bolsos em forma de diamante na parte inferior.

Camisão
Camisa feminina de tamanho exagerado, geralmente cortada na linha das camisas informais masculinas.

Camiseta
Camisa de algodão em forma de T com mangas curtas, muito utilizada sob a farda durante a Primeira Guerra Mundial. Desde a década de 60, as camisetas são muito populares no Ocidente, estampadas com slogans políticos, logotipos, piadas, comentários sociais e marcas. Também chamada T-shirt, expressão americana corrente

Camiseta regata
Peça similar às camisetas íntimas masculinas, com decote em U e cava com entrada muito profunda formando estreitas alças no ombro.

Camurça
A camurça é produzida polindo-se o lado interno da pele curtida de um animal. O resultado é uma superfície aveludada num dos lados do couro.

Canelado
Tipo de ponto usado em malharia artesanal ou industrial provido de caneluras. Também conhecido, no inglês, como rib.

Canvas
Tecido de tear plano derivado do tafetá, com trama bem fechada e em linho rústico, podendo ser também em algodão, cânhamo e juta. É um tecido de alta resistência.

Capa
Casaco sem mangas, normalmente com aberturas laterais, bolso canguru e capuz.

Cardar
Operação no processo de fiação. Tem por objetivo a paralelização das fibras para a retirada de impurezas, fibras curtas e neps.

Cardigã
Suéter esportivo em malha, utilizado por homens e mulheres. O cardigã cobre os quadris, não tem gola e, normalmente, possui decote em V.

Casimira
Termo genérico para um tipo de tecido em sarja, de trama fechada.

Casual
Estilo de roupa que surgiu nos últimos quinze anos como um urbano mais esportivo. Normalmente utiliza jeans. O uso de camisa jeans e calça de veludo é considerado casual. Blusão com calça jeans também

Casual Wear
Do inglês - casual (informal) e wear (usar). Estilo de roupa simplificada, à vontade. Muito utilizada para ficar em casa ou ir a lugares pouco formais. Jeans, malhas, jaquetas etc.

Caubói
Moda baseada nas roupas de trabalho dos vaqueiros e pioneiros americanos, que incluíam camisas de algodão xadrez, bandanas, jeans e botas de saltos grossos adornadas com couro lavrado. Ponchos e paletós de couro com franjas também eram usados.

Caxemir
Desenho clássico, similar a uma vírgula, de origem indiana. Muito usado em tecidos para gravatas, lingerie e decoração.

Caxemira
Fibra natural rara, selecionada da tosquia da cabra caxemir, encontrada na Mongólia. Tecido de produção cara, costuma ser misturado a outras fibras, como a lã.

Certificado de Inspeção
Declaração indicando que a encomenda foi devidamente inspecionada pelo embarcador ou por uma empresa independente.

Cetim
Tecido que apresenta uma superfície lisa, acetinada, lustrosa e outra opaca. Este tecido normalmente apresenta alta densidade de urdume. As armações de cetim não possuem pontos interligados. Também conhecido como raso.

CFR
Valor do produto e do frete, posto no porto do destino designado.

Chaliz
Tecido plano e leve, originalmente feito em seda e estampado com delicados desenhos de flores. Confeccionado, a partir do século XX, em lã mesclada com algodão e viscose. Acredita-se que a palavra venha do anglo-hindu shalee, que significa suave.

Chamalote
Tecido caracterizado pela posição do fio, que produz um efeito ondeado. O chamalote, feito originalmente com lã de pêlo de camelo, hoje é produzido com seda e fibras sintéticas.

Chambray
Mescla de fio de algodão branco e índigo. A versão clássica é azul.

Chamois
Couro único e natural de ovelhas selecio-nadas, tingido com óleo de fígado de bacalhau para se obter o aspecto dourado e suave acabamento.

Chamuscar
Processo por combustão no qual se eliminam as penugens dos fios e dos tecidos para dar brilho, melhorar a aparência e o tato, e homogeneizar a superfície.

Changeant
Do francês - changer. Nome que se dá ao tecido que muda de cor conforme o ângulo pelo qual é observado, em função da luz refletida.

Chapéu-Panamá
Chapéu de cor clara e em vários formatos, possui trama bem fechada, feita da palha da planta Carludovica Palmata, encontrada no Equador e países vizinhos. É chamado de Panamá porque o presidente americano Theodore Roosevelt usou-o durante uma visita ao Canal do Panamá, em 1906.

Charmeuse
Marca fantasia de um cetim lustroso leve, de algodão, raiom ou seda, criado no século XX.

Chemisier
Do francês - chemise. Modelo de vestido que imita a camisa masculina. Um clássico da moda feminina.

Chifom
Tecido extremamente leve e fino, produzido de fios muito torcidos. É feito de seda, lã ou fibras sintéticas.

Chintz
Do hindi - chint (tecido estampado). Tecido de algodão que adquire brilho encerado, mediante goma. Geralmente traz desenhos de flores, frutas e pássaros, sendo popular para fazer forrações desde 1600.

CI
Comprovante de Importação.

CIF
valor do produto, seguro e frete, posto no porto do destino designado.

Cigana
Estilo que compreende saias em cores vibrantes, com babados, decote-canoa e blusas franzidas sob o busto, acompanhadas por pesada joalheria de prata. Lenços que envolvem o pescoço ou a cintura são outro aspecto dominante. Também conhecido como estilo Carmem.

Cinto de tressé
Confeccionado com pequenas tiras de couro entrelaçadas, formando desenhos. Além de cintos, o tressé também é utilizado na confecção de sapatos e bolsas.

Cintura de vespa
Cintura extremamente fina, graças ao uso de espartilhos ou faixas.

Cirê
Processo no qual a cera, o calor e a pressão são aplicados em tecidos, como cetim, produzindo um efeito liso e brilhante.

Clean
Estilo de roupas e acessórios secos, sem detalhes, recortes, sobreposições extravagantes ou enfeites que pesam no look.

Colarinho alto
Colarinho alto e duro para camisa ou blusa, com as pontas viradas para baixo. Estilo de camisa muito usado em traje informal masculino, no final do século XIX e início do século XX.

Coleção
Conjunto de peças que um estilista ou desenhista propõe para determinada temporada, com conceitos e características específicas. São desenvolvidas para um determinado perfil de consumidor e linha específica de produto.

Colete
Do francês – gilet. Peça masculina, sem mangas, que vai até a cintura e é usada sobre a camisa e sob o paletó.

Colete de pesca
Colete até a cintura, geralmente de algodão, usado sobre outra peça de vestuário quando se está pescando. Tem muitos bolsos pequenos com fecho, próximos ao forro, e vários outros em sua parte frontal externa para guardar os artigos de pesca.

Comics
Estilo que tem por referência as artes gráficas, nascido das historias em quadrinhos como Betty-Boop e Lara Croft do planeta Nintendo. Reflete sempre um quê infantil.

Commercial invoice
Documento emitido e assinado pelo exportador contendo as características da operação comercial.

Commodities
Produtos primários ou básicos, cotados em bolsas internacionais.

Conceito
Formulação de idéias, formas e figuras representativas de um assunto ou tema. Pode ser metafórico, analógico ou direto.

Conforto
Busca pela ergonomia e tecnologia, conceito valorizado por linhas esportivas de grandes marcas. Estilo mitificado pelo filme 2001. Uma Odisséia no Espaço, que mantém adeptos de uma estética minimalista e funcional.

Consignee
Destinatário, consignatário. Aquele que recebe a mercadoria no destino.

Container
Equipamento utilizado no acondicionamento de mercadorias para o transporte marítimo e rodoviário, podendo variar de tamanho.

Coordenados
Tecidos ou peças diferentes que podem combinar entre si, seja pela estampa ou pela qualidade do tecido ou colorido. Composé.

Corduroy
Do francês - corde du roi (roupa do rei). Tecido resistente em algodão, com canais largos, finos ou cordões, cuja pelugem é cortada. No século XX, tornou-se popular na moda casual e sportswear. Veludo cotelê.

Corrosão
Processo de estamparia através do qual se aplica um agente corrosivo, desbotando a cor em áreas definidas de um tecido previamente tingido.

Corselet
Do francês - corset. Peça íntima do vestuário feminino. Espartilho, inspirado no colete com barbatanas de baleia. Foi reeditado como peça de moda pela estilista inglesa Vivienne Westwood, nos anos 90.

Corte enviesado
Técnica que realiza um corte transversal no tecido, em relação à direção dos fios de urdume, ou corte em viés. Desenvolvida nos anos 20 pela desenhista Madeleine Vionnet.

Costume
Modelo formado por paletó ou jaquetão e calça, sendo diferenciado do terno apenas pela ausência do colete.

Cotelê
Tecido com estrias (costelas) em sua superfície, as quais são cortadas, formando o pêlo. Tipo de veludo.
Courrier
Serviço de correio internacional.

Crepe
Tecido que se caracteriza por superfícies crespas ou enrugadas. O efeito se produz de várias formas: pelo uso de fios com alta torção em (S) ou (Z), pelo uso de construções particulares e por tratamentos químicos ou térmicos que proporcionam contrações diferenciadas no acabamento do tecido.

Crepom
Termo genérico para tecido enrugado semelhante ao crepe.

Crinolina
1. Tecido resistente para reforço de peças de vestuário, usado como plastrom, feita em ligamento de tafetá, com urdume de algodão e trama de crina de cavalo. 2. Termo utilizado para a forma inflada de vestidos e saias, usados pela primeira vez em 1842.

Cross-dyed
Tintura que contém fibras de diferentes nomes e afinidades com os corantes, que são misturadas num mesmo banho ou em operações distintas para se obter combinações de duas ou mais cores ou matizes.

Cubismo
Movimento de arte abstrata, datado do início do século XX e liderado por Georges Braque e Pablo Picasso. Os artistas sobrepunham diversos pontos de vista do modelo, o qual era decomposto e recomposto em padrões geométricos. A influência do cubismo foi ampla, afetando não só as roupas mas também os acessórios, principalmente bolsas, bijuterias e sapatos.

Cyber
Abreviatura do inglês – cybernetics. Adotado nos anos 90, é o estilo futurista, com ênfase nos tecidos sintéticos, como plásticos, emborrachados e metalizados, inspirados em temas da cibernética.

Caban
Essa lã grossa, meio impermeável, é usada para confeccionar um agasalho de mesmo nome.

Cacharrel
Blusa de malha fria, de toque macio, com gola alta e justa ao corpo. Existem modelos de mangas curtas e compridas. A origem do nome é inexplicada e não possui relação com a grife francesa Cacharel.

Cache-coeur
Decote cruzado, também conhecido como envelope, usado em blusas com ou sem manga e em vestidos. É ótimo para algongar a silhueta e disfarçar seios grandes.

Cachecol
Tira longa e estreita, geralmente feita de lã, seda ou outro tecido. Como é enrolado no pescoço, o cachecol pode proteger do frio em dias de inverno ou servir para dar charme ao look.

Caftã
Túnica longa com mangas amplas que pode ser utilizada por homens e mulheres. Há versões lisas, estampadas e bordadas. Original do Oriente, a peça foi adotada no guarda-roupa ocidental entre as décadas de 1960 e 1970, durante o movimento hippie. Nos anos 2000, a grife Neon trouxe essa peça de volta à moda

Calça Capri
Peça feminina com o comprimento mais curto nos tornozelos, muito usada nos anos 1950. Ela recebeu esse nome em homenagem à Ilha de Capri, balneário italiano elegante onde as mulheres passaram a usar esse estilo de calça. O estilista Emilio Pucci foi um dos primeiros a criar calças com essa modelagem.

Calção
Essa peça do guarda-roupa masculino, um tipo de short mais largo com pernas mais compridas, foi usada na Europa, no século 16 e tinha comprimentos e modelos diferentes, podendo ser bufantes ou enfeitados. Os gibões acompanhavam o calção. Com o tempo, o calção deixou de ser uma roupa diária e virou roupa debaixo ou para o banho de mar. É conhecido hoje como sunga.

Cambraia
Tecido que pode ser produzido em linho e algodão. Textura encorpada. Utilizada em vestidos delicados, mantas e enxovais de bebê.

Camélia
Flor de origem asiática, de cores branca, vermelha ou rósea, que serviu de inspiração para a estilista Coco Chanel (1883-1971) fazer os broches que completavam seus looks. A peça virou uma marca registrada da grife e símbolo de elegância das mulheres.

Camelo
Os pelos de camelo compõem esse tecido que é misturado à lã e tem textura bem macia. Esse tipo de tecido é muito usado para fazer mantôs.

Camurça
Derivado do couro, esse tecido tem superfície aveludada devido ao processo de polimento que a pele do animal é submetida. Com aspecto rústico, ele pode ser empregado em calçados, bolsas, chapéus e casacos

Canelado
Tecido com listras verticais ou horizontais em relevo, semelhante ao cotelê.

Canga
Peça de tecido leve de tamanho retangular usada pelas brasileiras como saída de praia. Estampada ou lisa com franja ou adornos nas barras, a canga geralmente é vestida enrolada, amarrada lateralmente ou como frente-única. Nos anos 1980, Bali passou a ser um grande exportador de cangas para o Brasil.

Cânhamo
É do cânhamo, herbácea da mesma família da Cannabis saativa (popularmente conhecida como maconha), que esse tecido é feito. Sólido e resistente, esse material faz um tecido brilhante e suave. A extração das fibras dessa planta é parecida com a do linho e elas são usadas em tecidos finos, calçados, cortinas, cordas, rede de pesca e lonas.

Canoa
Decote raso, que vai de um ombro ao outro e lembra a forma de uma canoa. Também conhecido por bateau - barco em francês -, tem corte e profundidade iguais na parte da frente e das costas.

Canutilho
Miçanga de forma alongada e com brilhos para enfeites e guarnições de vestuário feminino. Geralmente é usada em roupas de festa.

Canvas
Tecido forte e durável feito de algodão. Muito usado na confecção de casacos e bolsas. Originalmente era feito em linho ou hemp para confeccionar as velas dos barcos.

Capote
Capa ou casaco longo, que pode ter ou não capuz, feito de diversos tipos de tecido, de preferência pesados para proteger do frio e da chuva.

Capuz
Peça do vestuário que cobre a cabeça, geralmente encontrado em capas, casacos ou capotes. Os modelos de agasalhos de moletom e malha também trazem a peça como complemento.

Cardigã
Casaco ou suéter sem gola com abotoamento frontal. Tem o decote redondo ou em V e suas mangas são sempre compridas.

Casa de abelha
O desenho desse tecido parece com favos de mel, efeito obtido por meio da alternação do urdume e da trama.

Casaqueto
Refere-se a qualquer casaco curto, de qualquer modelo. É usado com vestidos tomara-que-caia, blusas e camisetas.

Cashmere
Lã fina e macia feita do pelo da cabra da região de Caxemira, na Ásia. O fio pode ser puro ou misturado a outras lãs e tecidos. No século 19, o termo virou sinônimo de estampa com formato de folhas de pontas curvadas, que coloria xales e túnicas indianas.

Casimira
Tecido encorpado de lã, muito usado em peças masculinas.

Cetim
Tecido brilhante, macio e liso de origem chinesa. Existem diversos tipos e composições diferentes. De acordo com a qualidade, é utilizado na alta-costura, roupas finas, moda íntima ou trajes regionais.

Cetim boucol
Tipo de cetim pesado, muito utilizado nos vestidos de noivas e na alta costura.

Cetim charmeuse
As características principais desse tecido são o brilho intenso e a trama que pode ser vista no avesso. Tem bom caimento por ser 100% poliéster.

Cetim duchese
Muito usado na alta-costura e nos vestidos de noiva, esse tipo de cetim é mais brilhante e pesado que o cetim tradicional.

Cetim peau d'ange
Mais encorpado que o comum, também conhecido como vison, este cetim possui um brilho discreto, muito usado em enxovais domésticos. Expressão vinda do francês pele de anjo.

Cetim zebeline
Pesado e de brilho acetinado é perfeito para os modelos evasê.

Challis
Nascido do hindu – toque agradável – é produzido com viscose fiada.

Chamalote
A posição do fio no tecido produz um efeito ondeado. Também chamado de lã com mistura de seda.

Chambray
Similar ao índigo, o tecido 100% algodão é feito com fios tintos de azul-claro. Sua origem francesa é a mesma da cidade de outro tecido de algodão: Cambraia.

Chamoix (Camurça)
Tecido feito de qualquer matéria-prima (principalmente algodão) acabada em flanelagem. Imita a pele de camurça e o veludo.

Changeant
Parecido com o furta-cor, este tecido aparenta mudança de cor (camaleão).

Chaton
Aviamento com aspecto de pedra, tem uma das faces plana. Feito para bordar ou colar sobre o tecido.

Chemisier
Peça do guarda-roupa feminino com o corte estilo camisa. Usada como vestido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário